Acupuntura

A acupuntura é um tratamento derivado da medicina chinesa antiga. Agulhas finas são inseridas em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.A acupuntura é frequentemente vista como uma forma de medicina complementar ou alternativa.

Como funciona a acupuntura

Isso resulta no corpo produzindo substâncias naturais, como as endorfinas para alívio da dor. É provável que essas substâncias naturalmente liberadas sejam responsáveis ​​pelos efeitos benéficos experimentados com a acupuntura.

Um curso de acupuntura geralmente cria um alívio da dor mais duradouro do que quando um único tratamento é usado.

A acupuntura tradicional baseia-se na crença de que uma energia, ou “força vital”, flui pelo corpo em canais chamados meridianos. Esta força vital é conhecida como Qi (pronuncia-se “chee”).

Praticantes que aderem às crenças tradicionais sobre a acupuntura acreditam que quando o Qi não flui livremente através do corpo, isso pode causar doenças. Eles também acreditam que a acupuntura pode restaurar o fluxo de Qi e restaurar a saúde.

Usos da acupuntura

Os praticantes de acupuntura – às vezes chamados de acupunturistas – usam a acupuntura para tratar uma ampla gama de condições de saúde. No entanto, o uso da acupuntura nem sempre é baseado em evidências científicas rigorosas.

O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) fornece diretrizes para o NHS sobre o uso de tratamentos e cuidados com pacientes.

Atualmente, a NICE recomenda apenas considerar a acupuntura como uma opção de tratamento para:

  • crónicas dores de cabeça do tipo tensão
  • enxaquecas

A acupuntura também é frequentemente usada para tratar outras condições músculo-esqueléticas (dos ossos e músculos) e condições de dor, incluindo:

  • dor crônica, como  dor no pescoço
  • dor nas articulações
  • dor de dente
  • dor pós-operatória

No entanto, em muitas condições em que a acupuntura é usada, há menos evidências de boa qualidade para tirar conclusões claras sobre sua eficácia em comparação com outros tratamentos.

Como a acupuntura é realizada

Uma sessão inicial de acupuntura geralmente dura de 30 a 60 minutos e envolve uma avaliação de sua saúde geral, histórico médico e um exame físico, seguido pela inserção das agulhas de acupuntura.

Cursos de tratamento geralmente envolvem até 10 sessões separadas ou mais, mas isso pode variar.

Inserção das agulhas

Imagem de uma pessoa com acupuntura

As agulhas são inseridas em locais específicos do corpo, que os médicos chamam de pontos de acupuntura.

Durante a sessão, você geralmente será solicitado a sentar ou deitar. Você também pode ser solicitado a remover algumas roupas para que o praticante possa acessar certas partes do seu corpo.

As agulhas usadas são finas e geralmente têm alguns centímetros de comprimento. Devem ser agulhas de uso único e pré-esterilizadas que são descartadas imediatamente após o uso.

Os profissionais de acupuntura escolhem pontos específicos para colocar as agulhas com base em sua condição. Até 12 pontos podem ser usados ​​durante uma sessão típica, às vezes mais dependendo do número de sintomas que você tem.

As agulhas podem ser inseridas logo abaixo da pele, ou mais profundas, de modo a atingir o tecido muscular. Uma vez que as agulhas estão no lugar, elas podem ser deixadas em posição por um período de tempo que dura de alguns minutos até cerca de 30 minutos.

Você pode sentir um formigamento ou uma dor surda quando as agulhas são inseridas, mas não devem sentir nenhuma dor significativa. Se você fizer isso, deixe seu praticante saber imediatamente.

Em alguns casos, o praticante pode girar as agulhas ou estimulá-las com uma leve corrente elétrica (conhecida como eletroacupuntura).

Segurança e regulação de acupuntura

Não há regulamentação legal da acupuntura na Inglaterra, mas muitos médicos não acupunturistas são obrigados a se registrar em suas autoridades locais.

Se você optar por ter acupuntura, certifique-se de que seu praticante de acupuntura seja um profissional de saúde regulamentado, como um médico, enfermeiro ou fisioterapeuta, ou um membro de uma organização nacional reconhecida de acupuntura.

O  British Acupuncture Council (Conselho de Acupuntura Britânico)possui um registro de profissionais que foram aprovados e aprovados pela Professional Standards Authority . Se você decidir ter acupuntura tradicional medicina chinesa, você pode visitar este site para encontrar um acupunturista qualificado perto de você.

Quando é realizado por um profissional qualificado, a acupuntura geralmente é muito segura. Algumas pessoas experimentam efeitos colaterais leves e de curta duração, como:

  • dor onde as agulhas perfuram a pele
  • sangramento ou contusões onde as agulhas perfuram a pele
  • sonolência
  • sentindo doente
  • sentir-se tonto ou desmaiar
  • agravamento dos sintomas pré-existentes

Se você tem um distúrbio de sangramento, como  hemofilia , ou está tomando anticoagulantes , fale com o seu médico antes de fazer a acupuntura.

A acupuntura também não é geralmente recomendada se você tem uma alergia ao metal ou uma infecção na área onde as agulhas podem ser inseridas.

Geralmente é seguro ter acupuntura quando você está grávida. No entanto, deixe seu praticante de acupuntura saber se você está grávida porque certos pontos de acupuntura não podem ser usados ​​com segurança durante a gravidez.

Leia mais sobre a segurança das terapias complementares na gravidez .

Category
Especialidades

Clínica Serfis 2016. Todos os direitos reservados.